Humanização No Atendimento Em Internação e UTI Veterinárias

Humanização No Atendimento de Animais

Os animais são seres capazes de sentir felicidade, prazer e alegria, assim como,  infelizmente, sofrimento e dor. A humanização dos animais está ficando cada vez mais evidente. Já não é mais novidade para ninguém que os pets estão sendo cada vez mais considerados como um membro da família. Os tutores de cães e gatos estão ficando gradativamente mais cuidadosos, apegados e exigentes e, com isso, todo o mundo pet está passando por uma “reforma” de prioridades; inclusive as clínicas veterinárias.

Por conta desta nova forma de relacionamento dos humanos com os animais, as clinicas veterinárias estão começando a adotar um novo conceito de trabalho considerado como: “humanização no atendimento em internação e UTIs veterinárias” – que não trata apenas da saúde física dos pets, mas começa a considerar também o animal como um todo, buscando novos métodos de tratamento menos estressantes, invasivos e mais naturais.

 

O Que É Humanização Nas Clinicas Veterinárias?

A humanização é um fator tão importante para a cura quanto o tratamento da doença, pois o ambiente hospitalar já tem um clima pesado por si só e nem sempre é possível manter uma energia positiva dentro dele.

Por mais que a clínica veterinária tenha todo o aparato tecnológico disponível para a prevenção ou solução dos casos de doença, nada substitui um sorriso no rosto, o otimismo, o contato, o cuidado, o carinho, o apoio e a sensibilidade humana que um bom médico veterinário pode oferecer.

A humanização no atendimento em internação e UTIs veterinárias significa considerar as necessidades existenciais de ambas as instâncias (animais e acompanhantes), atendê-los com solidariedade e ser capaz de confortá-los em todos os momentos, permitindo transcender os problemas da maneira mais ética possível.

Humanização em relação à saúde é considerar a essência do ser, respeitar a individualidade e a necessidade de construir uma base de conforto e segurança entre todos os envolvidos.

Quando nos referimos ao atendimento humanizado, estamos falando de um processo em que o médico veterinário tem o dever de ajudar os envolvidos a enfrentarem positivamente os desafios que estão enfrentando naquele momento da vida – com espiritualidade, humor, atenção, respeito, paciência e dedicação.

 

Humanização No Atendimento Em Internação E UTI Veterinárias

Na maioria das vezes, quando os animais são internados em uma UTI, eles ficam sedados e quem os acompanha nestes momentos vai pra casa angustiado e ansioso, sem saber se o animal ficou bem e se vai sair ileso daquela situação ou o que realmente está se passando com seu tão querido pet.

Hoje é necessário compreender não só o estado clínico dos animais, mas também os aspectos psicológicos deles e dos seus tutores. Afinal de contas, quando um animal está passando por um problema de saúde, muitas vezes os responsáveis ficam perdidos, sem saber o que fazer, qual atitude tomar para melhorar a situação de vida em que seu pet se encontra. E é aí que entra o método inédito de humanização no atendimento em internação e UTIs veterinárias .

O atendimento humanizado traz para os cães, gatos e seus responsáveis novos métodos de tratamento naturais e menos invasivos – alimentação natural, uso de florais, aromaterapia, hidroterapia, cromoterapia, fitoterápicos, passe espiritual e acupuntura (estes, na maioria das vezes, recomendado para o animal e para o tutor). Contando também com uma arquitetura que torna o ambiente mais aconchegante, e uma equipe médica treinada para oferecer suporte emocional e técnico. Algumas vezes, é possível escolher ficar hospedado junto do seu pet em uma suíte de internação.

Esse novo conceito de atendimento humanizado está surgindo com o propósito de alcançar mais qualidade, eficácia, possibilidades de cura e respeito aos animais de estimação, diminuindo assim a ansiedade e desconforto presentes no momento em que o peludo estiver passando por uma doença ou condição.

Essa forma de tratamento exige mais dedicação dos tutores de pet, por terem que desprender mais tempo, carinho e amor aos animais; e dos profissionais que aplicam a estratégia de humanização no atendimento em internação e UTIs veterinárias; mas ela é, com certeza, extremamente benéfica para o seu melhor amigo. Na EVET possuímos um serviço de atendimento humanizado, onde você e  seu animal de estimação receberão todo nosso apoio neste momento tão delicado que é ter seu “filho” internado em estado grave.

 
Ficou com dúvida e precisa da opinião de um especialista?

Entre em contato no formulário abaixo e teremos prazer em atende-lo:

Fontes:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/veterinaria-humanizada-tratamento-saude-animais-553226.shtml

http://hmmt.com.br/institucional/hmmt-news/a-humanizacao-no-ambiente-hospitalar/250

http://www.cmtecnologia.com.br/gestao/humanizacao-hospitalar/

http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/saude/a-importancia-humanizacao-na-unidade-terapia-intensiva.html

http://www.senamadureira.com/site/o-hospital/humanizacao-do-atendimento/

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.