O índice de mortalidade anestésica em cães e gatos é bem maior quando comparada a anestesia humana. Em cães ocorre aproximadamente 1 morte para cada 130 procedimentos cirúrgico. Em felinos, 1 para cada 108 procedimentos anestésicos (Corrêa et al.,2010). Enquanto isso em humanos esse índice varia de 1:50.000 e de até 1,4 para cada 1 milhão de procedimentos. Uma das explicações para esta diferença gigantesca é que na veterinária, infelizmente, em muitos lugares, a anestesia não é realizada por um especialista ou especializado da área e os equipamentos não são de boa qualidade.
Algumas perguntas importantes sobre Anestesia:
- O que é necessário fazer para se tornar um anestesista na medicina veterinária?
Ter diploma de Graduação em Medicina Veterinária
- O que é necessário fazer para se tornar um anestesista na medicina humana?
São necessários seis anos de Medicina mais 3 anos de especialização em Centros de Ensino e Treinamento regulamentados pelo Ministério da Educação e/ou Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Pode haver ainda uma sub-especialização de mais um ano em determinadas áreas tais como Pediatria, Cirurgia Cardíaca e Dor.
- Quais são os riscos de uma anestesia? Anestesia pode matar?
A anestesia assim como qualquer procedimento médico veterinário tem seus riscos associados, porém o Anestesiologista estará sempre ao seu lado para tratar qualquer intercorrência durante uma operação. Pacientes mais graves possuem risco maior, assim como cirurgias de grande porte ou cirurgias de emergência. O risco de morte está mais relacionado com a gravidade do paciente, e a anestesia quando conduzida por profissional qualificado e com equipamentos modernos, reduz estes riscos.
- Existe algum teste para saber se o paciente é alérgico à anestesia?
Não existe teste para a anestesia. Os medicamentos utilizados em anestesia são submetidos a testes durante vários anos antes de ser liberados para uso em humanos e animais . Pets que já apresentaram reação alérgica a algum medicamento devem ser informado ao seu Veterinário durante a consulta pré-anestésica ou antes de uma cirurgia.
Importância Do Anestesista Veterinário Especialista/Especializado Nas Cirurgias
Submeter um cachorro ou gato a uma cirurgia é sempre uma situação de estresse, tanto para o animal quanto para o seu tutor. Por mais simples que seja o procedimento cirúrgico – como uma limpeza dentária, por exemplo, sempre existe um risco.
Para prevenir qualquer dor de cabeça e consequências negativas para seu animal, é essencial que o tutor visite a clínica e o centro cirúrgico onde o seu pet realizará o procedimento e esclareça suas dúvidas a cirurgia e a anestesia.
Sendo assim, um aspecto primordial que deve ser observado antes de escolher o local em que o animal será operado, é que o responsável pelo animal saiba a importância do anestesista veterinário especialista nas cirurgias.
Na hora de deixar a saúde do seu animal nas mãos de uma clínica veterinária quando ele necessita passar por um procedimento cirúrgico, é fundamental que você se certifique de que o animal será acompanhado por um especialista/especializado em anestesia.
A Importância do anestesista veterinário especialista nas cirurgias é tão essencial quanto à própria anestesia em si, pois ele é o responsável por determinar qual é tipo de anestesia mais indicada e segura para aquele determinado momento, considerando o peso, a idade, estado de saúde e a raça do animal.
Somente ele é o responsável por monitorar, diagnosticar, prevenir ou tratar qualquer intercorrência ou reação que possa acontecer com a anestesia durante o procedimento cirúrgico.
A Importância do anestesista veterinário especialista nas cirurgias permite a escolha do melhor tipo de anestesia para deixar o animal o mais seguro possível durante o procedimento cirúrgico, determinando-a através de uma análise geral do o animal, considerando as variáveis como idade, peso, estado de saúde e raça. Na EVET todos os procedimentos anestésicos são realizados por um especialista na área.
Ficou com dúvida e precisa da opinião de um especialista?
Entre em contato no formulário abaixo e teremos prazer em atende-lo:
Fontes:
http://www.portalnossomundo.com/site/saude/anestesia.html
http://www.veterinariamarajoara.com.br/especialidades.shtml
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/especialidades-veterinarias/
http://www.caesegatos.com/dica/a-importancia-do-veterinario-anestesiologista/
http://wh3.com.br/olider/noticia/121914/a-certeza-de-um-procedimento-cirurgico-seguro.html
http://www.mdsaude.com/2010/10/anestesia-geral.html
http://www.scielo.br/pdf/cr/2009nahead/a367cr1941.pdf
Quando vc cola o grau de Médico ou Médico Veterinário, seu diploma outorga lhe o direito de executar quaisquer áreas das duas profissões, independente de ser ou nao especialista. Da consciência de cada um depende sua honestidade, do pleno entendimento sobre até onde se deve ir em procedimentos, invasivos ou não. Realidades distintas a Medicina x Veterinária, desde ambiência até os níveis de interesse de cada profissional.