Vacinações em Cães e Gatos

Vacinações em Cães e Gatos

Quando é feita a decisão de se adquirir ou adotar um pet, é importante ter consciência das responsabilidades desta decisão . Eles necessitam de cuidados especiais pela vida toda, como dietas específicas, controle de pulga e carrapato, vermífugos, vacinas entre outras.

A vacinação faz parte dos cuidados preventivos de doenças desde os primeiros meses de vida até ao longo de suas vidas.  Algumas doenças graves e que colocam a vida dos nossos pets em risco podem ser prevenidas através da vacinação. Pensando em métodos preventivos, esclarecemos algumas dúvidas quando a vacinação de cães e gatos. Confira!

Quais as vacinas para os filhotes?

A partir dos 45 dias de vida, o cão deve receber a 1ª dose da vacina polivalente; as duas disponíveis no mercado são a V8 e a V10. A vacina polivalente confere proteção contra as principais doenças infecciosas dos cães, que são: parvovirose, cinomose, coronavirose, hepatite infecciosa, leptospirose e parainfluenza, sendo que algumas dessas doenças podem evoluir de forma rápida e grave. Já no caso dos gatinhos, a vacina polivalente disponível é a tríplice ou V3, que irá protege-los contra a rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia felina.

As primeiras vacinas aplicadas nos filhotes são realizadas em intervalos de 21 a 28 dias, totalizado, de forma geral, 3 aplicações. É importante afirmar que, em qualquer uma das espécies, é necessário receber avaliação do médico veterinário, que poderá fazer modificações no protocolo vacinal de acordo com o histórico individual de cada paciente. Após o término do protocolo inicial os animais devem receber reforços anuais dessas vacinas em dose única.

A vacina anti-rábica é de uso obrigatório no Brasil. A raiva é uma doença grave, com alta letalidade e é uma zoonose (assim como a leptospirose), ou seja, pode ser transmitida para os humanos. Nos filhotes, ela pode ser aplicada a partir dos 3 meses de idade, tanto em cães quanto em gatos, em dose única. Após a primeira aplicação, é indicado que sejam realizados reforços anuais.

Quais vacinas devo dar no cão ou gato adulto?

Cães e gatos adultos, que nunca foram vacinados ou que não sabemos seu histórico vacinal prévio, como no caso dos animais resgatados da rua, o recomendado é que sejam aplicadas duas doses da vacina polivalente, com intervalo de 21 a 28 dias, além de uma dose da vacina anti-rábica. Após esse protocolo vacinal inicial, é indicado que sejam aplicados reforços anuais.

A revacinação anual é necessária?


Atualmente, existem testes sorológicos que identificam se o seu animalzinho conseguiu responder adequadamente a vacina polivalente e se os níveis de anticorpo estão adequados, para evitar revacinações desnecessárias.

Entretanto, infelizmente, esses testes ainda são pouco disponíveis no mercado e o custo pouco acessível. Em casos específicos, que a vacinação seja contraindicada ou possa trazer malefícios para o seu animal, o teste sorológico é uma opção que poderá responder se seu pet precisa da revacinação.

Porém, de forma geral, a revacinação anual é sempre indicada e garante a proteção contínua do seu companheiro. Esteja sempre munido da carteira de vacinação para ter o controle das datas de aplicação bem como das vacinas utilizadas.

A vacina pode causar algum mal para o meu animal?

Assim como a maioria das medicações, as vacinas podem causar efeitos colaterais, como reações alérgicas ou outras complicações, entretanto, de forma geral, as vacinas são bastante seguras e o benefício de proteger o animal contra doenças graves é superior aos riscos da sua aplicação.

Fato é que vacinação é um assunto sério e importante, deve ser realizada em clínicas veterinárias e pelo único profissional capacitado, o médico veterinário. Isso garante a boa procedência da vacina, bem como seu armazenamento, refletindo diretamente na qualidade e eficácia do produto. Além do médico veterinário ser o único profissional capaz de estabelecer o protocolo vacinal ideal para seu animal.

Nunca deixe de vacinar seu pet, além de cumprir com a posse responsável, a vacinação é um ato de amor!

Caso queira saber mais, marque uma consulta com nossos clínicos

EVET: Especialidades Veterinárias

 (011) 3554-8637 / (11) 3554-8633

Whatzapp (11) 94218-1752

Rua Bairi, 158 – Alto da Lapa – Zona Oeste – São Paulo/SP

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.