Escovar Os Dentes Dos Nossos Pets, Frescura Ou Necessidade?

escovar dente de cachorro

escovar dente de cachorro

Sabemos que por falta de informação, existem grandes chances de você estar cometendo erros na saúde bucal do seu pet, que podem afetar diretamente o bem estar do seu pet a médio e longo prazos.

 

Escovar Os Dentes Dos Nossos Pets, Frescura Ou Necessidade?

 

escovar dente de cachorro

Assim como nós seres humanos, os animais de estimação também sofrem com a formação da placa bacteriana nos dentes que causa infinitos problemas. Mas, mesmo existindo essa lógica, ainda surge a duvida sobre escovar ou não os dentes dos nossos pets.

Apesar dessa prática ser reconhecida apenas como um hábito humano, visando uma melhor qualidade de vida dos peludos, é essencial que a escovação dentária também seja um hábito diário na vida dos animais de estimação.

Cerca de 80% dos cães e gatos acima dos 4 anos de idade sofrem com problemas bucais como mau-hálito, tártaro, gengivite, cárie, entre outros problemas que a falta de escovação pode gerar nos dentes. Em alguns casos, o problema odontológico causa apenas constrangimentos aos donos, mas, uma coisa aparentemente simples, pode levar um animal a problemas cardíacos, renais e até ao falecimento.

Portanto, os donos que prezam pelo bem estar do seu animal, devem sim aderir a esse hábito o mais rápido possível, mesmo que esse procedimento seja rotulado como “frescura” por algumas pessoas.

Alternativas Odontológicas Para Higienizar Os Dentes Dos Pets

escovar dente de cachorro

Já ouvi muitos relatos de pessoas que alegam não ter tempo de escovar os dentes dos seus pets e outros que dizem não conseguir escovar os dentes do animal por vários motivos. Na medicina veterinária existem produtos e até mesmo procedimentos cirúrgicos que visam melhorar a saúde bucal.

Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles:

  • Ossinhos E Petiscos

Uma das opções alternativas para ajudar na escovação dos dentes dos pets, são os petiscos e ossinhos que prometem reduzir a quantidade de tártaro e melhorar a saúde bucal dos peludos. Eles não fazem milagre, mas os peludos costumam gostar bastante dessa opção. Os petiscos melhoram muito o hálito dos animais e ajudam a prevenir a formação excessiva de tártaro. Mas deve ser usado com restrição, pois não possuem uma boa qualidade nutritiva.

  • Brinquedos Dentários

Uma forma divertida que também auxilia na tarefa de limpeza bucal são os brinquedos palatáveis de corda. Esses brinquedos estimulam a mastigação do pet que, através do atrito, vão “limpando” os dentes e deixando a sujeira no tecido. Essa é uma opção boa para aqueles cães que adoram ficar roendo coisas que não devem, pois esses brinquedos foram feitos justamente para serem “estragados”. Esses produtos também não causam melhora muito radical, mas eles ajudam e divertem.

  • Produtos Veterinários

Algumas empresas tentaram inovar, desenvolvendo produtos que sejam úteis para a saúde bucal dos animais e ao mesmo tempo sejam práticos para o uso dos seus tutores no dia a dia. É o caso dos cremes dentais da Virbac CET, Orozyme e da solução para higiene oral Aquadent, que pode ser diluída na água de beber. Em sua fórmula, há enzimas que atrasam a formação do cálculo e podem diminuir um pouco a frequência com que se deve realizar a escovação dentária.

Eles são de uso diário, costumam ter um custo um pouco alto para Brasileiros (pois são na maioria importados), mas são mais eficientes do que as opções listadas acima, e geram resultados significativos. Entretanto, podem apresentar contra indicações.

Para saber se o seu pet pode consumir esses produtos com segurança, você vai precisar conversar com um médico veterinário da sua confiança, para ele poder avaliar o seu animal e dizer se o organismo do mesmo não sofrerá danos ao utilizar esses produtos frequentemente. Fatores como a fase em que se encontra a doença periodontal são fundamentais para a escolha do método e período de início do uso destes produtos.

  • Cirurgia Para Profilaxia Oral

Uma outra alternativa seria a cirurgia para remoção da placa bacteriana e do cálculo dentário, chamado também de Tratamento Periodontal. Para este procedimento é necessário a anestesia geral e irá deixa os dentes bem limpinhos. Mas é importante para este procedimento que tenha uma médico veterinário especializado em anestesia, visto que  toda anestesia tem um risco sendo necessário que estes riscos sejam bem esclarecidos pelo especialista. Por sorte na atualidade se a anestesia for realizada por um especialista da área e com equipamentos e fármacos de qualidade, estes riscos são baixos até mesmo em pacientes idosos.

Aviso:  existe anestesia geral inalatória – que oferece menos riscos à saude dos peludos, mas ela não está disponível em todas clinicas veterinárias e, por causa do custo elevado que ela causa para ambas das partes (tutor e clinica veterinária), ela acaba não ganhando prioridade.

Conclusão

Analisando tudo o que foi dito nesse texto, recomendamos fortemente que você escolha o método mais natural possível e comece cuidar da saúde oral do seu amigo de quatro patas o quanto antes.

O ideal é acostumá-lo a aceitar a escovação desde filhote (com aproximadamente 3 meses). Caso não seja possível, você pode começar a escovar os dentes do pet em qualquer idade.

Não se esqueça de sempre usar pastas de dente veterinárias, pois elas podem ser ingeridas sem causar nenhum dano.

Os seus bichinhos podem ganhar longevidade e passar mais anos ao seu lado, se mantiverem sua saúde oral em dia, já que os outros órgãos como rins, fígado e coração, estarão protegidos desta infecção tão frequente.

Ficou com dúvida e precisa da opinião de um especialista?

Entre em contato no formulário abaixo e teremos prazer em atende-lo:

Fonte:

http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/como-escovar-dentes-cachorros/

http://tudosobrecachorros.com.br/2013/03/como-escovar-os-dentes-do-cachorro.html

http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/escovacao-dentes-cachorro/

http://www.royalcanin.com.br/newsletter/cao-filhote/voce-ja-escovou-os-dentes-de-seu-filhote-hoje2

http://www.linkanimal.com.br/cachorros/como-escovar-os-dentes-do-cachorro/

Recomendado para você:

Comentários

comentários

One comment

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.