O que é Medicina Veterinária Integrativa?

o-que-e-medicina-integrativa

A Medicina Veterinária Integrativa é  uma nova abordagem que consiste na associação de tratamentos convencionais com terapias complementares como dietas nutricionais, massagens, fisioterapia, uso de florais, acupuntura, reiki, Homeopatia, Ayurveda, Passe Espiritual entre outras.  

Devido à combinação de tantas técnicas efetivas, acredita-se no potencial da Medicina Veterinária Integrativa, pois seu intuito não é avaliar apenas a doença, mas sim o paciente por completo.

O tratamento também conta com um exame clínico e anamnese (história clínica), que pode conter endoscopia, ecografia, encefalocardiograma, entre outros exames complementares convencionais ou não convencionais que o veterinário julgar necessários.

Auxílio no combate a doenças

Animais quando começam a se tornar idosos podem desenvolver algumas doenças como insuficiência renal, problemas cardíacos e, até mesmo, câncer. Isso faz com que eles precisem consumir rações específicas, tomem medicamento adequado, entre outros cuidados que são necessários para uma melhor qualidade de vida


É neste momento que são inseridos alimentos naturais manipulados e todos os suplementos necessários para que sejam feitas as devidas reposições de vitaminas e minerais. O objetivo é melhorar o funcionamento de todos os sistemas do animal (gastrointestinal, imunológico, etc).

Terapia Floral

A Terapia Floral, entra na Medicina Veterinária Integrativa, para restabelecer o equilíbrio emocional e energético buscando combater a doença de forma holística.

Temos como exemplo os florais de Bach que são famosos pela sua eficiência no combate às doenças e que acabam agilizando o processo de recuperação.  

Acupuntura

Famosa no combate a dores na coluna e diabetes a Acupuntura também pode ser utilizada em animais. Além do combate contra dor e inflamações, ela ajuda a reduzir o estresse, e outros tipos de enfermidade, garantindo uma vida melhor para o animal.

Adaptação do ambiente

Quando o animal está idoso é importante adaptar o ambiente em que ele vive para que os danos não sejam agravados. Cuidados com o piso, objetos espalhados pela casa, escadas, e outros problemas que podem surgir para eles.

Animais com problemas na coluna ou articulações, mesmo durante o tratamento integrativo devem evitar forçar estas áreas do corpo, a não ser que haja orientação do veterinário(a).

Medicina Veterinária Integrativa é eficiente?

Embora esta seja uma pergunta comum, a Medicina Veterinária Integrativa é SIM eficiente, porém muitos animais começam o tratamento em situações quase incuráveis.

Hoje a Medicina Veterinária Integrativa avançou muito na utilização das técnicas, na abordagem e também na obtenção de novas informações através das pesquisas acadêmicas. Isto mostra que há milhares de profissionais espalhados pelo mundo todo, buscando as melhores formas de promover a saúde e prevenir as doenças dos animais.

Essa nova forma de abordagem médica busca reunir o melhor de todas as técnicas para encontrar uma solução que amenize a dor e melhore a qualidade de vida do animal.

Os cuidados com uma alimentação natural, também contribuem para o sucesso do tratamento. Então nunca se esqueça de pedir uma dieta personalizada para o seu animal e seguí-la a risca!

Todo o esforço deve ser pensando para suavizar os sintomas apresentados pelo animal e evitar um futuro sacrifício.

Busque a ajuda de um profissional o quanto antes, pois quanto mais cedo for feita a avaliação e o diagnóstico do animal, mais chances ele terá de sobreviver com qualidade.

Tem alguma dúvida sobre como tratar o seu animal de estimação? Quer saber qual o método mais eficiente para a enfermidade do seu pet? Entre em contato conosco, que nossos profissionais irão ajudá-lo(a). Continue nos acompanhando e aprenda mais. Na EVET temos especialistas em Medicina Veterinária Integrativa, venham nos conhecer

 

EVET: Especialidades Veterinárias

www.evet.com.br

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.