Vantagens e Desvantagens da Castração Eletiva em Cães e Gatos

A população de cães e gatos vem crescendo a cada dia que passa, mas  infelizmente nem todos os filhotes que nascem conseguem um lar com cuidados, carinho e respeito que eles merecem. E o fim desses animais acaba sendo o abandono e a vida sofrida nas ruas ou canis.

Existem várias ong’s de proteção animal espalhadas por todo o planeta, porém, mesmo com tantas instituições dispostas a ajudá-los, infelizmente,  não há lugar para abrigar tantos cães e gatos existentes no Brasil.

Portanto, surge uma questão importante, não seria melhor evitar o nascimento de tantos cães e gatos de forma ética e profissional ?

Sim, estamos falando sobre a castração eletiva, que é amada por uns e odiada por outros. Neste artigo, revelaremos algumas  vantagens e desvantagens da castração eletiva em cães e gatos para que você possa entender melhor como funciona esse procedimento.

Vantagens e desvantagens da castração eletiva em cães e gatos

A esterilização de cães, também conhecida como castração eletiva, é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção dos testículos dos machos e a remoção dos ovários e útero das fêmeas, com o objetivo de  evitar gestações indesejadas, , infecções uterinas, alterações em próstata, câncer de útero, ovário ou testículos e até mesmo hérnia em cães machos.

 

Desvantagens:

  • Uma desvantagem seria ir contra a natureza , onde a castração eletiva seria ir contra a criação divina. Pois se os animais nascem com testículos ou ovários a evolução quis assim, e devemos respeitá-la. Não iremos opinar sobre este tema pois seria uma  grande discussão filosófica , espiritual e científica, e com certeza todos os pontos de vistas devem ser avaliados e respeitados.
  • Segunda desvantagem da castração eletiva seria que esse procedimento só pode ser realizado através de uma cirurgia com anestesia geral, e, portanto, há riscos de complicações. No entanto, se a anestesia e cirurgia forem realizadas por um especialista da área (anestesista e cirurgião) e com equipamentos e anestésicos modernos – o risco de surgir alguma complicação é muito baixo.
  • Terceira desvantagem seria a obesidade após a castração. Na maioria dos casos a obesidade é resultado do excesso de alimentação e ausência de exercícios físicos.Ao regular a dieta  e exercícios, você poderá evitar a obesidade dos pets castrados.

 

Vantagens:

  • Evita Doenças: Como foi dito no artigo “meu cão está com câncer. E agora?” a castração em fêmeas reduz drasticamente as chances de cachorras e gatas desenvolverem câncer de mama além de  também evitar a piometra (grave infecção uterina) e a gravidez psicológica em fêmeas adultas. A castração eletiva em cães e gatos machos reduz o risco de hiperplasia prostática benigna e prostatite, reduz o risco de doenças relacionadas a hormônios como o adenoma perianal e a hérnia perineal, assim como elimina o risco de câncer testicular – que é o segundo câncer mais comum em cães intactos idosos.
  • Reduz os “maus” comportamentos: Com a castração o nível de alguns homônimos, como a testosterona, é reduzido e com isso certos maus comportamentos – como fugas, agressividade e marcação de território (xixi em qualquer lugar) são reduzidos.

 

Como A Castração É Realizada?

Antes da operação ser marcada, o veterinário deve verificar a saúde do animal, através de exames pré-cirúrgicos para garantir que seu animal de estimação é saudável o suficiente para a cirurgia. Caso o cão ou gato tenha problemas médicos pré-existentes, como um problema cardíaco, o seu veterinário pode recomendar testes adicionais para determinar se algumas precauções são recomendadas ou se a cirurgia deve ser adiada ou cancelada por razões de saúde.

 

Quando deve ser realizada a operação?

A maioria dos veterinários recomendam castração antes do primeiro cio da fêmea, que ocorre em torno de seis meses de idade e antes da puberdade dos machos, que ocorre entre seis a dez meses.

 

Conclusão

Algumas vantagens e desvantagens da castração eletiva em cães e gatos foram descritas aqui, porém vale a pena lembrar que este artigo é meramente informativo, ou seja, não cabe a nós  julgar quem aprova ou desaprova a castração de cães e gatos. Salientamos que você sempre deve fazer o que é melhor para o seu pet e sempre com o auxílio de um veterinário da sua confiança.

 

Dr. Rodrigo Luiz Marucio : Anestesista EVET

Dra Carolina Carvalho : Cirurgiã EVET
 

Ficou com dúvida e precisa da opinião de um especialista?

Entre em contato no formulário abaixo e teremos prazer em atende-lo:

 

Fontes:

http://www.vetstreet.com/care/neutering-for-dogs-and-cats

http://www.michigananimalhospital.com/page/421567610

http://www.royalcanindobrasil.com.br/enciclopet/cao-adulto/castracao-de-caes-machos/

http://meusanimais.com.br/voce-esta-pensando-castrar-um-cao-leia-esse-artigo/

http://www.uniaozoofila.org/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D22:beneficios-da-castracao–esterilizacao-do-seu-cao%26catid%3D4:guia-de-adopcao-de-caes%26Itemid%3D36

http://veja.abril.com.br/ciencia/confira-5-beneficios-da-castracao-de-caes-e-gatos/

http://tudosobreseupet.com.br/principais-vantagens-e-desvantagens-da-castracao-em-caes-e-gatos/

http://www.revistaveterinaria.com.br/2012/01/19/castracao-em-caes-e-gatos-vantagens-x-desvantagens/

http://www.altoastral.com.br/destaque/castrar-ou-nao-castrar-saiba-os-pros-e-os-contras-dessa-cirurgia/

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.