A população de cães e gatos vem crescendo a cada dia que passa, mas infelizmente nem todos os filhotes que nascem conseguem um lar com cuidados, carinho e respeito que eles merecem. E o fim desses animais acaba sendo o abandono e a vida sofrida nas ruas ou canis.
Existem várias ong’s de proteção animal espalhadas por todo o planeta, porém, mesmo com tantas instituições dispostas a ajudá-los, infelizmente, não há lugar para abrigar tantos cães e gatos existentes no Brasil.
Portanto, surge uma questão importante, não seria melhor evitar o nascimento de tantos cães e gatos de forma ética e profissional ?
Sim, estamos falando sobre a castração eletiva, que é amada por uns e odiada por outros. Neste artigo, revelaremos algumas vantagens e desvantagens da castração eletiva em cães e gatos para que você possa entender melhor como funciona esse procedimento.
Vantagens e desvantagens da castração eletiva em cães e gatos
A esterilização de cães, também conhecida como castração eletiva, é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção dos testículos dos machos e a remoção dos ovários e útero das fêmeas, com o objetivo de evitar gestações indesejadas, , infecções uterinas, alterações em próstata, câncer de útero, ovário ou testículos e até mesmo hérnia em cães machos.
Desvantagens:
- Uma desvantagem seria ir contra a natureza , onde a castração eletiva seria ir contra a criação divina. Pois se os animais nascem com testículos ou ovários a evolução quis assim, e devemos respeitá-la. Não iremos opinar sobre este tema pois seria uma grande discussão filosófica , espiritual e científica, e com certeza todos os pontos de vistas devem ser avaliados e respeitados.
- Segunda desvantagem da castração eletiva seria que esse procedimento só pode ser realizado através de uma cirurgia com anestesia geral, e, portanto, há riscos de complicações. No entanto, se a anestesia e cirurgia forem realizadas por um especialista da área (anestesista e cirurgião) e com equipamentos e anestésicos modernos – o risco de surgir alguma complicação é muito baixo.
- Terceira desvantagem seria a obesidade após a castração. Na maioria dos casos a obesidade é resultado do excesso de alimentação e ausência de exercícios físicos.Ao regular a dieta e exercícios, você poderá evitar a obesidade dos pets castrados.
Vantagens:
- Evita Doenças: Como foi dito no artigo “meu cão está com câncer. E agora?” a castração em fêmeas reduz drasticamente as chances de cachorras e gatas desenvolverem câncer de mama além de também evitar a piometra (grave infecção uterina) e a gravidez psicológica em fêmeas adultas. A castração eletiva em cães e gatos machos reduz o risco de hiperplasia prostática benigna e prostatite, reduz o risco de doenças relacionadas a hormônios como o adenoma perianal e a hérnia perineal, assim como elimina o risco de câncer testicular – que é o segundo câncer mais comum em cães intactos idosos.
- Reduz os “maus” comportamentos: Com a castração o nível de alguns homônimos, como a testosterona, é reduzido e com isso certos maus comportamentos – como fugas, agressividade e marcação de território (xixi em qualquer lugar) são reduzidos.
Como A Castração É Realizada?
Antes da operação ser marcada, o veterinário deve verificar a saúde do animal, através de exames pré-cirúrgicos para garantir que seu animal de estimação é saudável o suficiente para a cirurgia. Caso o cão ou gato tenha problemas médicos pré-existentes, como um problema cardíaco, o seu veterinário pode recomendar testes adicionais para determinar se algumas precauções são recomendadas ou se a cirurgia deve ser adiada ou cancelada por razões de saúde.
Quando deve ser realizada a operação?
A maioria dos veterinários recomendam castração antes do primeiro cio da fêmea, que ocorre em torno de seis meses de idade e antes da puberdade dos machos, que ocorre entre seis a dez meses.
Conclusão
Algumas vantagens e desvantagens da castração eletiva em cães e gatos foram descritas aqui, porém vale a pena lembrar que este artigo é meramente informativo, ou seja, não cabe a nós julgar quem aprova ou desaprova a castração de cães e gatos. Salientamos que você sempre deve fazer o que é melhor para o seu pet e sempre com o auxílio de um veterinário da sua confiança.
Dr. Rodrigo Luiz Marucio : Anestesista EVET
Dra Carolina Carvalho : Cirurgiã EVET
Ficou com dúvida e precisa da opinião de um especialista?
Entre em contato no formulário abaixo e teremos prazer em atende-lo:
Fontes:
http://www.vetstreet.com/care/neutering-for-dogs-and-cats
http://www.michigananimalhospital.com/page/421567610
http://www.royalcanindobrasil.com.br/enciclopet/cao-adulto/castracao-de-caes-machos/
http://meusanimais.com.br/voce-esta-pensando-castrar-um-cao-leia-esse-artigo/
http://veja.abril.com.br/ciencia/confira-5-beneficios-da-castracao-de-caes-e-gatos/
http://tudosobreseupet.com.br/principais-vantagens-e-desvantagens-da-castracao-em-caes-e-gatos/
http://www.revistaveterinaria.com.br/2012/01/19/castracao-em-caes-e-gatos-vantagens-x-desvantagens/