Comprar ou Adotar um Cachorro / Gato?

comprar ou adotar cachorro

Você gostaria de ter mais um membro na família mas está em dúvida sobre adotar ou comprar um peludo de estimação? Essa difícil decisão atinge a maioria das pessoas que desejam ter um cão ou gato, e se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, pois nesse artigo vamos abordar o assunto sobre adotar ou comprar um cão ou gato para te auxiliar nessa difícil decisão.

comprar ou adotar cachorro

Comprar ou Adotar um Cachorro ou Gato?

 

Adotar é um ato de amor que salva vidas

Segundo estudos recentes em 2015 havia mais de 30 milhões de animais vivendo nas ruas, sem carinho, amor, respeito, segurança, passando frio, fome e procriando. Com isso a população canina e felina abandonada vem crescendo e a forma mais eficiente para conter essa superpopulação é adotando com responsabilidade.

A adoção salva a vida do animal além de também reduzir o número da realização de eutanásia em animais por falta de um tutor.

Adotar é mais barato

Normalmente, a maioria dos animais de abrigos já é vacinada, vermifugada e castrada. Em alguns poucos lugares, até o adestramento é realizado. Você paga apenas uma taxa de, no máximo, R$ 100,00 (cem reais), que na verdade é uma doação à instituição que cuida desses animais. Todos os seus gastos serão apenas com as necessidades básicas do animal. No pet shop, você não gastará menos de R$ 1.200,00 apenas com o animal, fora os acessórios.

Você também poderá escolher as características do animal

Uma das questões que muita gente alega ter sobre a adoção é a incerteza da origem, tamanho, saúde e comportamento do animal. Essa incerteza deveria acontecer até mesmo com animais comprados em pet shops, pois ninguém sabe informar ao certo como os pais dos filhotes eram tratados, qual a genética, etc.

Então ao adotar um animal é possível sim escolher o tamanho, idade, pelagem, cor, algumas características da personalidade e até mesmo a mistura de raças. Algumas ONG’s até fazem uma análise do “adotante” e recomendam animais mais adequados para seu estilo de vida.

Fatores positivos na compra

Quem deseja ter um animal de raça específica o mais importante de tudo é saber a origem deste animal.

Abaixo, listamos algumas informações importantes a serem levadas em consideração a respeito de um canil ou gatil de qualidade:

  1. Cria uma ou duas raças (e não várias), para poder estuda-las e conhecer a fundo as características e cuidados de cada uma;
  2. Tem todo o histórico da criação, para poder apresentar todas linhas genealógicas;
  3. Faz questão de conhecer o comprador e que este conheça o local de criação, especialmente os pais do filhote, além de pedir que o assine um contrato dizendo que o comprador providenciará boas condições ao animal, caso contrário perderá a guarda do cão ou gato;
  4. Seleciona os cruzamentos com cuidado meticuloso e sabe explicar o porquê escolheu aquele cruzamento, podendo predizer qual deverá ser a tendência de comportamento do filhote quando adulto. Seleciona não só para aparência e conformação, mas especialmente para evitar doenças comuns de uma raça e disfunções de temperamento;
  5. Mantém os cães e/ou gatos num local higienizado, confortável, próximo à humanos e com enriquecimento ambiental (habitat adequado, brinquedos de qualidade, exercício físico e alimentação de qualidade);
  6. Os cães e gatos devem estar sadios, alegres e brincando, sem nenhum sinal de secreção no nariz, olhos, tosse, emagrecimento etc.;
  7. Os filhotes só são vendidos com 3 meses de idade, já vacinados e vermifugados;
  8. Sabem o que é socialização de filhotes e realizam esse trabalho desde o dia zero.

 

Não compre animais de origem duvidosa (canis/gatis desconhecidos, feirinhas de rua etc.), pois você provavelmente vai estar contribuindo a indústria cruel dos criadores de “fundo de quintal”.

Acreditamos que no presente momento deveríamos focar mais na adoção de animais , visto que a quantidade de animais abandonados é enorme e a adoção seria além de uma ato de amor, uma salvação para estes animais.

Não somos contra a compra de cães e gatos de raças puras, mas acreditamos que por hora deveríamos ajudar mais os abandonados e quando o controle populacional estiver estabelecido, poderíamos novamente incentivar a compra de animais provenientes de canis e gatis certificados .

 

Dr. Rodrigo Luiz Marucio e Dra Carolina Parkesian : Veterinários EVET São Paulo

Ficou com dúvida e precisa da opinião de um especialista?

Entre em contato no formulário abaixo e teremos prazer em atende-lo:


Fontes:

https://petanjo.com/blog/adotar-ou-comprar/

http://www.blogdocachorro.com.br/comprar-ou-adotar-um-animal-de-estimacao/

https://www.estimacao.com.br/caes-e-gatos-adotar-ou-comprar-doar-ou-vender/

http://www.dn.pt/sociedade/interior/adotar-um-cao-ou-um-gato-saiba-qual-e-o-melhor-para-si-4911441.html

http://site.amigonaosecompra.com.br/comprar-ou-adotar-eis-a-questao/

http://www.mapaa.org.br/segundo-oms-brasil-tem-30-milhoes-de-animais-vivendo-nas-ruas/

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.