Animais De Estimação E Seus Benefícios Para Nossa Saúde

Animais De Estimação E Seus Benefícios Para Nossa Saúde

Você sabia que os animais de estimação tornaram-se, um poderoso aliado em aumentar a qualidade de vida dos seus tutores, sendo capaz de protegê-los de alergias, reduzir o estresse e gerar neurotransmissores que tem um impacto direto e significativo na recuperação de quem sofre com a depressão?

Por mais incrível que isso possa parecer tudo está comprovado cientificamente…

Nesse artigo, vou te contar como esses pequenos (ou grandes) peludos, são capazes de afetar positivamente a nossa saúde, além de nos proporcionar diversão, afeto, companhia e um amor sem igual. Se o assunto “Animais De Estimação E Seus Benefícios Para Nossa Saúde” te interessa, continue lendo esse artigo.

 

Animais De Estimação E Seus Benefícios Para Nossa Saúde

 

Incentivo À Libertação Do Sedentarismo

Um dos benefícios de ter animais de estimação é que eles nos estimulam a fazer atividade física por causa dos passeios ou simplesmente por fazer a gente ficar correndo dentro de casa com eles, e isso faz com que o sedentarismo fique de lado.

É necessário para a qualidade de vida dos peludos, fazer alguma atividade física pelo menos uma vez ao dia e dependendo do tamanho do animal, são necessárias até 3x diárias de atividades, por eles terem muita energia. Então, calce um bom tênis, faça do seu cão o seu “personal trainer” e passeie com ele todos os dias.

 

Aumento Da Expectativa De Vida

Alguns estudos científicos comprovam que a troca de afetividade entre os seres humanos e seus animais de estimação, seja ele um cachorro ou gato, aumenta a produção natural de neurotransmissores e anticorpos que:

  • Reduz pressão arterial e contribui para a boa saúde do coração;
  • Diminui ou até previne os problemas respiratórios e alérgicos;
  • Gera tranquilidade e diminui os efeitos do estresse;
  • Melhora a imunidade e a aprendizagem.

Somando todos esses efeitos, os peludos de estimação acabam sendo capazes de aumentar os anos de vida dos seus tutores.

 

Servem Como Estimuladores Em Diversas Terapias

É extremamente benéfico, para os pacientes de doentes e/ou condições de necessidades especiais, a presença dos animais de estimação em terapias.

“Nestes casos, o cão funciona como um facilitador do processo terapêutico, podendo ser usado em qualquer especialidade da área da saúde, de acordo com a necessidade do paciente”, esclarecem as psicólogas Cristiane Blanco e Laís Milani, diretoras de Terapia Assistida por Animais do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA).

Os animais acabam servindo de estimuladores para os tratamentos de diversas especialidades, e isso faz com que qualquer paciente possa se beneficiar, esteja ele com uma doença de quadro psicológico ou crônico.

“É o caso de pacientes que apresentem algum tipo de dificuldade na interação social, bem como pessoas institucionalizadas, portadoras de síndromes genéticas, paralisias, problemas de aprendizagem, entre outros”, acrescenta Laís.

 

Contribuem Positivamente Contra A Depressão

A depressão é uma das doenças que mais vem atingindo a população do mundo todo, inclusive o Brasil, seja por perda de alguém, falta de afeto e/ou simplesmente por interação social que andamos enfrentando por causa da “era digital”.

Essa doença altera a produção de neurotransmissores que são importantes para diminuir o sentimento de tristeza e aumentar a sensação de alegria e prazer. Brincar e fazer carinho nos peludos torna maior a quantidade dos neurotransmissores que dão felicidade e bem-estar, fazendo com que a presença de um animal em casa seja um remédio natural contra a depressão.

Além do mais, quem tem um pet de estimação e passeia com ele, acaba frequentando lugares que favorecem a interação social e isso também acaba melhorando a qualidade de vida de quem sofre com esse mal.

 

Fontes:

 http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-04-20/10-beneficios-dos-pets-a-saude-e-ao-bem-estar-humano.html

https://meusanimais.com.br/8-beneficios-caes-para-nossa-saude/

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.