5 Dicas Infalíveis De Como Ensinar Seu Cão A Fazer Xixi No Lugar Correto

Como Ensinar Seu Cão A Fazer Xixi No Lugar Correto

Como Ensinar Seu Cão A Fazer Xixi No Lugar Correto

Você gostaria que seu cão fizesse as suas necessidades em apenas um local determinado, tendo a tranquilidade de ter os ambientes de alta circulação sempre limpinhos e cheirosos?

Eu tenho certeza que sim…

Fique tranquilo, pois nesse artigo você irá aprender as 5 dicas infalíveis de como ensinar seu cão a fazer xixi no lugar correto, você será capaz de adestrar seu cão de forma simples e prática.

1 – Não Tenha Atitudes Negativas

A primeira coisa que você deve ter em mente é que certas atitudes suas, como por exemplo, esfregar o focinho do seu pet no xixi, assustar com o jornal ou brigar com cachorro toda vez em que ele fizer as suas necessidades no lugar errado, pode causar traumas e gerar comportamentos prejudiciais à saúde do próprio peludo.

Quando você tem esse tipo de atitude, o seu pet, por não ser muito racional, pode acabar assemelhando o fazer xixi e/ou cocô como “algo errado” e isso pode fazer com que eles façam tudo em algum lugar bem escondido, onde você demandará tempo para achar, ou também pode acontecer dele segurar as suas necessidades ao máximo que conseguir e depois ingeri-las.

2 – Defina o Lugar Ideal

Agora é a hora de definir qual será o lugar ideal para o seu cachorro fazer as suas necessidades. Vale salientar que o mais adequado, deve ficar longe/afastado do local onde o animal come, bebe e dorme.

Quando o cachorro é filhote, ele até pode aceitar que fique tudo junto e misturado, mas depois dos seis meses ele irá escolher outro lugar para fazer de banheiro – esse lugar provavelmente será o tapete da sala e todo o seu trabalho será perdido, então, escolha bem esse local.

3 – Apresente o banheiro

Local escolhido, agora é a hora de mostrar para o seu cachorro onde é o banheiro dele. Caso você tenha escolhido uma área interna, como por exemplo, a lavanderia. É recomendado que você coloque um ou alguns tapetes higiênicos nesse ambiente ou compre aqueles sanitários para cães, pois os animais no geral, preferem fazer as suas necessidades em lugares que absorvem.

Pingue, no sanitário ou no tapete higiênico, algumas gotas de um educador sanitário, e apresente o local para o seu pet e diga alguma frase para ele associar que ali é o lugar de fazer xixi.

4 – Drible as Dificuldades

Caso tenha dificuldades em ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar correto, a hora que ele parece estar com vontade de fazer algo ou até mesmo a hora em que ele estiver fazendo, pegue-o e leve-o até o local e reforce a frase.

Se ainda assim estiver difícil fazer com que ele aprenda a usar o seu banheiro, tente decorar os horários que ele costuma fazer as suas necessidades, e um pouco antes dele fazer, pegue-o e o leve para passear em uma caixinha de transporte, quando voltar faça o mesmo procedimento de leva-lo ao local e dizer a frase de associação.

Obs.: Só faça essa prática se o seu animal estiver saudável, caso contrário, ele vai acabar fazendo tudo na caixa de transporte mesmo.

5 – Faça Elogios Quando Ele Acertar

Quando você ver que o seu peludo fez xixi no lugar certo, elogie-o e dê um petisco como recompensa. Assim, ele irá entender que agiu corretamente em usar aquele ambiente como o seu banheiro. Mesmo que ele faça um pouco fora do tapete higiênico, não dê bronca e recompense-o da mesma forma.

Obs.: Se o seu pet ainda for filhote, espalhe tapetes higiênicos por toda a casa, faça o mesmo procedimento de apresentar ele para o banheiro e conforme ele for criando o hábito de fazer xixi só no lugar correto, vá reduzindo a quantidade de tapetes até ficar apenas no ambiente desejado.

Não existe nenhuma fórmula mágica de como fazer o seu cão fazer xixi no lugar correto, mas se você colocar todas essas dicas em prática e ser persistente, com certeza terá bons resultados.

 

Fontes:

http://tudosobrecachorros.com.br/ensinando-fazer-xixi-e-coco-no-jornal/

http://sossolteiros.bol.uol.com.br/8-tecnicas-para-ensinar-seu-cachorro-fazer-xixi-no-lugar-certo/

https://www.youtube.com/watch?v=M3DvQ5kCI6c

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.