Qual a recomendação de banhos em cães e gatos?

Qual a recomendação de banhos em cães e gatos

Qual a recomendação de banhos em cães e gatos?

Os tutores que amam os seus pets, adoram vê-los sempre sadios, felizes, e claro, limpinhos e cheirosos. E para nós, seres humanos, banhos diários é sinal de higiene. E para nossos peludos, o que é recomendado?


Higiene é bom e todo mundo precisa, mas dar banhos em excesso ou de forma errada, pode causar sérios problemas de saúde em nossos cães e gatos. Neste artigo iremos abordar qual a recomendação de banhos em nosso cão e gato e quais cuidados devemos ter para fazer esse procedimento.

Afinal, Quantos Banhos Podemos Dar Em Nosso Cão E Gato No Ano?

A quantidade de banhos que podemos dar pode variar de animal para animal.  Os gatos, por exemplo, se higienizam sozinhos e só devem tomar banho em casa ou em empresas especializadas. Vale a pena uma conversa com seu veterinário antes de levar seu felino para o banho, pois a maioria dos gatos, não gosta muito de água e se assustam e estressam com muita facilidade com gente estranha e o barulho dos secadores.

Os cãezinhos que ainda não tomaram todas as vacinas iniciais, devem se manter bem longe dos petshops para evitar doenças contagiosas. O mais adequado seria que o primeiro banho do seu bebê seja em casa mesmo, com água morna e com produtos próprios para cães filhotes. Banhos fora de casa só devem ocorrer depois que o filhote tiver tomado todas as vacinas, vermífugo e antiparasitário recomendados.

 

A recomendação de banho para cães de pelagem curta deve ser de 15 a 30 dias no verão e de 30 a 60 dias no inverno. Devendo ter os pelos escovados diariamente para remover as células mortas e para evitar mau cheiro.

Informações Importantes:

Resumidamente, não temos como definir quantos banhos podemos dar em nosso cão e gato no ano. Tem animais que tomam 2 banhos ao ano e não tem problema nenhum, já outros necessitam de banhos mais frequentes.

Se você tem aqueles cães de raças muito peludas e com várias camadas de pelos (chamadas de sub-pelos), deve tomar muito cuidado com relação à tosa. Alguns cães são tosados e os pelos não crescem mais ou demoram muito para crescer. Essas raças são: Lulu da Pomerânea (Spitz Alemão), Husky Siberiano, Chow chow, Pastor Alemão, entre outros.

Vale a pena lembrar que jamais devemos usar cosméticos de humanos nos animais, pois a pele deles tem um PH diferente do nosso corpo e esses produtos podem tirar a proteção natural da pele dos peludos. Portanto, use sempre produtos neutros e com certificação médica veterinária.

Lembre-se de proteger os ouvidos do seu peludo com algodão toda vez que for dar banho nele, em casa, para evitar o surgimento de otite. E também tome cuidado para  não deixar cair shampoo no olho, boca e focinho. Sugiro que aproveite o horário mais quente do dia para poder dar banho nos pets, como das 10:00 às 12hrs e das 13 às 15 horas, assim, ele não sofrerá tanto com a mudança de temperatura. E também recomendo que não use a água gelada da mangueira ou do tanque para não deixar o bicho traumatizado com esse processo de higiene.

Para prolongar os efeitos do banho, use os produtos de banho a seco para cães. Com o auxílio de um pano, passe o produto em todo o pelo do animal. Assim você melhora a limpeza e o odor, sem prejudicar as defesas naturais do seu pet.

Obs: esse procedimento também pode ser feito em filhotes.

Quando for levar o seu cachorro para tomar banho em um petshop, certifique-se de ver a reputação do local e descobrir se a empresa é realmente confiável para receber o seu animal de estimação. Afinal de contas, eles não sabem se defender e nem dizer quando foram maltratados.

Há vários relatos de morte súbita de cães e gatos em petshops durante o banho. Esta morte súbita seria uma parada cardíaca causada pelo estresse durante o banho. Este estresse pode ser ocasionado pela má conduta do tosador, portanto procure se informar sobre o histórico do petshop antes de levar seu companheiro de estimação.

 

Fontes:

http://tudosobrecachorros.com.br/banho-demais-faz-mal/

http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/banho-certo-para-pets/

https://www.apipa10.org/noticias/publicacoes-da-apipa/dicas-importantes/4085-de-quanto-em-quanto-tempo-devo-dar-banho-no-meu-cachorro.html

 

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.