Depressão em Cães, o que fazer?

Você sabia que assim como nós os animais de estimação – principalmente os cães, também estão sofrendo cada vez com a depressão?

O mau do século afeta também nossos pets, pois assim como nós, quando estão com depressão, esses peludos ficam mais ansiosos, sensíveis, tristonhos e com crises de fobia. Por isso, recomendamos que você preste atenção neste artigo para ficar por dentro de todas as informações que rodeiam o universo da depressão em cães e gatos e, se possível, evite que seu pet desenvolva essa doença.

 

Causas da Depressão Em Cães 

 A Universidade de Bristol notou a grande quantidade de sinais de depressão em cães e decidiu realizar uma pesquisa para provar que a depressão canina não era um mito, como muitos profissionais da saúde veterinária acreditavam, e também para investigar quais seriam as possíveis causas e os tratamentos desta terrível doença.

O estudo fez o uso de métricas e observações aplicadas na psicologia humana para chegar aos seus resultados finais, provando que – assim como os humanos, as causas da depressão em cães e gatos são diversas, mas todas elas tem algo relacionado com os traumas e emoções, confira a lista abaixo:

Mudanças De Rotina

Ex.: quando o animal tem o hábito de passear todos os dias em um mesmo horário e por alguma razão ele não sai mais de casa.

Ciúmes

Ex.: Não preparar o pet para receber um novo animal ou a chegada de uma criança em casa, também pode ser a causa de uma depressão canina.

Perda Afetiva

Ex.: o falecimento do dono ou o sumiço de algum outro animal que convivia com o pet.

Perda De Liberdade

Ex.: o animal era acostumado a passear diariamente, ficar solto no quintal ou em um local grande e agora ele fica preso em um local pequeno.

Mudanças De Local

Ex.: o pet pode sentir falta de espaço antigo, caso ele tenha sido adotado ou a família mudou para um imóvel recentemente e ele ainda não tenha se adaptado à nova casa.

Experiências Traumáticas

Ex.: atropelamentos, cirurgias, diagnósticos crônicos e recuperação doenças com tratamentos intensivos (câncer).

Solidão Ou Abandono

Ex.: é um fator preocupante quando os donos viajam ou trabalham muito e deixam o animal sozinho em casa ou simplesmente não dão atenção ao animal.

 

Sintomas De Depressão Em Cães

A propensão em desenvolver esse distúrbio psicológico não se origina das raças, pois a depressão surge de razões emocionais e não genética. No entanto, os animais que viveram em um canil ou um abrigo e que tenham sido adotados na fase adulta estarão mais vulneráveis à depressão canina.

Muitas vezes a depressão é confundida com a SAS (Síndrome da Ansiedade de Separação), justamente por isso, é importante que os donos fiquem atentos, observem e saibam detectar os sinais que indicam o estado depressivo.

Na maioria das vezes o pet demonstra quase os mesmos sinais que os humanos, como por exemplo

  • Falta de apetite;
  • Dorme excessivamente;
  • Começa a chorar ou ganir sem motivo;
  • Não responde a estímulos para passear;
  • Perda de pêlo excessiva (causada pelo estresse);
  • Não aceita ser tocado da mesma forma de antes;
  • Não brinca com os donos, visitas, demais animais;
  • Se isola em algum canto da casa, sem querer ninguém por perto.

Tratamento De Depressão Em Cães

Primeiramente, é fundamental que o animal seja levado à uma clínica veterinária para confirmar o diagnóstico de depressão, diferenciando de outras doenças sistêmicas. Depois disso, provavelmente o médico veterinário recomendará medicamentos homeopáticos, florais ou até mesmo terapias naturais, que possam ajudar o animal a sair do quadro depressivo.

Vale lembrar que não basta apenas dar os remédios para o animal, ele também vai precisar de “apoio familiar”, no qual os donos devem incentivar o animal a comer, passear e voltar a ser sociável.

Uma ótima sugestão para acabar com a depressão dos cães é brincar com eles, ter bom humor, não dar broncas, quem sabe um dia seu cãozinho não se torne engraçado como esses do vídeos de cachorros desse site!
 

Conclusão

Evite criar situações que possam causar uma mudança muito brusca na vida do seu animal de estimação.

Procure sempre trata-lo como um ser vivo – que tem sentimentos e precisa de atenção e cuidados como você. E acima de tudo, garanta-lhe muito amor e carinho.

Vale a pena os tutores estudarem sobre comportamento animal, visto que grande parte da depressão em cães e gatos esta relacionado com manejo, e se ficarmos atentos e proporcionarmos condições ideias de vida para nossos pets, dificilmente eles entrarão em depressão

 

Dr. Rodrigo Luiz Marucio e Dra Jessica Rodrigues: Veterinários EVET

 

Fontes:

http://www.clubeparacachorros.com.br/saude/doencas/depressao-em-caes/

http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/depressao-caes/

http://pt.wikihow.com/Dizer-se-seu-Cachorro-tem-Depress%C3%A3o

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.