Estresse Com Fogos De Artifícios No Final Do Ano: Como Ajudar Seu Cão?

Fogos De Artifícios No Final Do Ano: Como Ajudar Seu Cão

Estresse Com Fogos De Artifícios No Final Do Ano: Como Ajudar Seu Cão?

Quem tem cachorro em casa conhece de perto todo o estresse que os cães passam com os fogos de artifícios nessa época de fim do ano. Infelizmente, muitos donos não sabem como lidar com esses momentos de conflito e na tentativa de ajudar seu animal de estimação, acabam deixando ele ainda mais descontrolado.

O pior de tudo é que nessa época do ano os médicos veterinários viajam e quase todas as clínicas fecham, de modo que a assistência para os pets fica bem escassa. Lembre-se de sempre ter telefone e endereço de clínicas ou hospitais 24h perto da sua casa, caso o animal sofra algum tipo acidente durante esses momentos.  Contudo, a melhor solução é prevenir que qualquer coisa ruim possa acontecer com o nosso animal de estimação. Afinal, o sofrimento dele, também é o nosso.

Mas fique tranquilo, pois nesse artigo você vai aprender, de um jeito simples, como ajudar seu cão a superar o estresse com fogos de artifícios do fim de ano.

 

Afinal, Por Que Os Cães Tem Medo Dos Fogos De Artifício?

Primeiro é importante que você saiba que os cães possuem sentidos mais sensíveis do que nós, seres humanos. A audição deles é 4x mais “aguçada” do que a nossa, então antes mesmo de nós percebermos algo, eles já escutaram.

Aqueles animais que cresceram sem o estímulo adequado dos sons intensos como bombas, tiros, raios, trovões e fogos de artifícios, acabam reagindo mal a eles quando se tornam adultos.

E é ai que as fobias e pânicos começarão a atormentar os animais domésticos – das mais variadas formas possíveis. Não é difícil reconhecer quando o cão sofre com uma crise de medo, eles demonstram seu incômodo através de latidos, choros, tremores, fugas, hiperatividade, agressividade, automutilação ou alguma outra mudança de comportamento repentino.

Infelizmente, em casos mais graves, as atitudes dos pets acabam sendo mais violentas e impulsivas, o que faz alguns animais se atirarem contra paredes, janelas, portas ou ficarem aprisionados em lugares estreitos e de difícil acesso – embaixo do guarda roupa, por exemplo.

Todos os comportamentos, desde o mais simples como latir até o mais grave, pode causar problemas graves para o animal, como convulsões, enforcamento, fraturas, lesões profundas de pele, traumatismo craniano, torção gástrica e até a morte.

Mas calma! Porque todos esses problemas podem ser amenizados com as dicas que te darei aqui abaixo.

Continue lendo este artigo para conferir.

 

Cuidados Necessários Para Ajudar Seu Cão

Quando os cães começam a ter ataque de medo, o primeiro intuito dos donos é pegá-los no colo, fazer carinho e agrada-los o máximo possível, até voltarem ao normal. Apesar de esta atitude parecer solucionar o problema, os cães a entendem como uma espécie de estímulo para continuar agindo da mesma forma.

Assim, ele ficará cada vez mais eufórico para receber mais carinho e atenção.

Infelizmente este método não funciona. Então veja agora algumas dicas que podem te ajudar a controlar melhor o estresse que seu cão passa nas vésperas de fim de ano.

 

Dicas Para Deixar O Ambiente Mais Seguro:

  • Primeiramente escolha um ambiente para seu cão ficar durante a seção mais intensa dos fogos – dê preferência para ambientes que não tem móveis (como, por exemplo, o guarda-roupas) que possam apresentar algum risco para o animal;
  • Faça um esconderijo para o seu cão sentir-se acolhido e seguro – não precisa ser algo elaborado demais – um pano em cima de uma mesa/cadeira resolve. Obs.: jamais compre aquelas touquinhas de plástico para cães, pois elas viram com muita facilidade e pode asfixiar o seu pet;
  • Deixe o ambiente o mais a prova de som possível e com pouca luz;
  • Tire do alcance do cão todos os objetos que possam quebrar e causar algum acidente;
  • Não deixe água ou comida a disposição do animal na hora dos fogos, pois na hora do desespero ele pode comer/beber sem atenção e engasgar. Obs.: o ideal é que ele coma no mínimo 1h antes, por precaução;
  • Caso você tenha mais de um animal, deixe-os separados para não ocorrer brigas;
  • Se possível, não deixe o seu animal sozinho nos momentos de desespero.

 

Outra coisa que você pode tentar fazer para proteger seu pet dos fogos de artifícios é aplicar a técnica Tellington Touch. Esse método baseia-se em proteger as áreas mais sensíveis dos cães, que quando estão com uma certa pressão faz o sangue circular melhor, deixando o animal com um sentimento maior de segurança.

 

Ela pode ser feita com uma faixa, cachecol ou algo do tipo, seguindo os passos da imagem abaixo.

tecnica-tellington-touch

Também existe a versão “pronta” desta técnica, como a camisa calmante da Thundershirt que promete causar o mesmo efeito. É muito importante que você sempre aja com naturalidade nos momentos de medo do seu pet – por mais difícil que seja.

Todas essas dicas ajudam a amenizar o estresse dos animais com os fogos de artifício, mas fique atento a qualquer alteração ou sintoma que seu cão apresentar nesses momentos e leve-o à clínica ou hospital mais próximos caso necessário. Caso o seu cão seja muito incontrolável nesses momentos, o ideal é procurar um médico veterinário especialista em comportamento animal e tentar fazer algum adestramento que amenize o medo.

Entre em contato no formulário abaixo e teremos prazer em atende-lo:

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.