Luto Entre Os Cães: Eles Sentem A Perda Do Tutor Ou Do Amigo?

Como Saber Se Meu Cachorro Está De Luto

Um dos sentimentos ou momentos mais difíceis que temos que passar ao longo da nossa caminhada pela vida terrestre é o luto. Cada um de nós enfrenta esse momento de uma forma diferente. Se pra nós, seres racionais, é tão difícil entender o falecimento de alguém, será que para os animais que nem sabem o que isso significa também há dor pela saudade que fica?

Afinal, será que existe Luto Entre Os Cães: Eles Sentem A Perda Do Tutor Ou Do Amigo?

Neste artigo, abordarei esse assunto, que é tão complicado de falar, mas acredito que é interessante saber como ele afeta a vida dos nossos animais de estimação e como devemos reagir quando nos deparamos com essa situação.

 

Luto Entre Os Cães: Eles Sentem A Perda Do Tutor Ou Do Amigo?

 

Cães E O Sentimento Da Morte

Já foi comprovado cientificamente que os peludos de estimação são seres sencientes, isto é, eles possuem a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos de forma consciente. Portanto, não somos os únicos seres capazes de sentir a falta de alguém, seja ele humano ou animal.

Porém, os animais, como não sabem exatamente o que é a morte, eles acabam se expressando de uma forma um pouco diferente da nossa, e em alguns casos, acabam se comportando como o Hachiko, para quem não lembra Hachiko é um cão personagem do filme: Para Sempre ao Seu Lado.

Resumidamente, no filme, o cachorro tem o hábito de ir, todos os dias, até a estação de trem que seu tutor usava para voltar para casa após o trabalho. Em um dia normal Parker (tutor do cachorro), vai trabalhar e acaba tendo um infarto fatal. Porém , mesmo com a morte do Tutor , Hachiko continua indo, todos os dias, no mesmo local e horário, na esperança de que o seu tutor irá aparecer.

 

Como Saber Se Meu Cachorro Está De Luto

A reação que o seu pet irá ter perante o luto vai depender da relação dele com o falecido. Os cães, como descendentes dos lobos, gostam de viver em matilha, ou seja, em grupo. Então, se ele perde outro amigo animal, pode ser que ele demonstre estar perdido por não saber como “se virar sozinho”.

Também não é muito difícil perceber as mudanças de comportamento do pet que está passando pelo momento de perda do seu dono, que ele tinha muito afeto. Normalmente, eles ficam sem apetite, dormem mais do que o normal, não se animam em passear, não brincam, ficam mais quietos, permanecem amoados na porta e/ou uivando.

 

Como Ajudar Um Animal Que Esteja De Luto?

O remédio mais adequado para ajudar um animal que está passando pelo momento de luto é paciência. Também é importante manter a rotina dele como sempre foi, dando alimentação nos mesmos horários sempre, entretendo ele o máximo possível com brincadeiras e/ou levando-o para passear em locais que ele tenha contato com outros animais.

Se ele se recusar a comer, ofereça alguns petiscos que ele goste ou até mesmo uma alimentação natural. Apesar dos cães sentirem falta do amigo que morreu, não é uma boa ideia arranjar outro pet para morar na sua casa, pensando que essa será a solução do problema.Pois, geralmente, eles se recuperam dessa tristeza em alguns dias e podem viver muito bem e felizes sem a companhia de outro animal. Caso o animal não apresente nenhuma melhora em até uma semana, é indicado leva-lo a um médico veterinário para que ele possa fazer a recomendação de algum floral ou algo que ajude a adaptação.

Se a perda foi do seu dono, recomenda-se que o animal permaneça na mesma casa ou seja doado para uma família que tenha os mesmos traços do tutor antigo.

 

Fonte:

https://estilo.uol.com.br/noticias/redacao/2017/04/17/caes-sentem-luto-como-lidar-com-o-pet-que-perdeu-o-companheiro-na-casa.htm

http://blogs.correiobraziliense.com.br/maisbichos/ate-que-morte-os-separe/

http://tudosobreseupet.com.br/caes-podem-sentir-quando-outro-cao-morre/

Recomendado para você:

Comentários

comentários

Faça um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios. Seu endereço email não será divulgado.